25/06/06

6 + 7 = 18



Avaliação de um exercício nos tempos que correm (Orientado para professores que têm que "mudar")

QUESTÃO:

6 + 7 = ?


A . EXERCÍCIO:


6 + 7 = 18



B . ANÁLISE :

A grafia do número seis está absolutamente correcta;

O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;

O sinal operacional + indica-nos , correctamente, que se trata de uma adição;

Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria , considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos a sua intenção era, portanto, boa.


C . AVALIAÇÃO :

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:


A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.

Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as
simetrias...- realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...

Em consequência, podemos atribuir-lhe um ...

..."EXCELENTE"...

...e afirmar que o aluno...



..." PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!

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